terça-feira, 23 de abril de 2013

A Liberdade e Determinismo



Para alguns filósofos como Marx e Hengel a liberdade esta em conjunto com o determinismo, póis nós somos livres para fazermos as nossas escolhas. Mas existem as coisas como as leis, culturas, senso comum que nós dizem algumas formas que devemos agir. Estas regras não são totais, pois nós temos o direito de fazer as escolhas como se vamos segui-las ou não.
Para Sartre nós nascemos pŕedeterminados a sermos humanos, mas podemos fazer as nossas escolhas de acordo com o pensamento de cada um. Um exemplo disso é uma mesa uma mesa é feita para ser uma mesa e não uma cadeira, não se pode fazer a mesa sem saber que esta se fazendo uma mesa. Ele também diz que a liberdade é muito séria, pois quando fazemos escolha não escolhemos apenas por nós e sim por toda uma comunidade, e quando não as fazemos agimos de má-fé, contra a sociedade e deixamos que outros escolham por nós.
Já para Merleau-Ponty nós deveriamos quebrar a aceitação que nós temos da vida para podermos observar o mundo como ele realmente é.

Julio Cesar Reccanello Magalhães
Referencias

O Livro da Filosofia. Jean-Paul Sartre e Maurice Merleau-Point (p. 268 – 271; 274-275) Editora Globo, São Paulo:2011

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. 1.ed.Saraiva, São Paulo: 2010 (p. 294)


Nenhum comentário:

Postar um comentário