terça-feira, 26 de março de 2013

MITO NA ATUALIDADE


O MITO ONTEM E HOJE

O mito na Grécia Antiga era usado como forma de resposta a perguntas irrespondíveis, porem estas eram falsas, usadas apenas para satisfazer a curiosidade do povo. Ressaltando o fato de que algumas das respostas que eles procuravam, não possuem soluções até os dias atuais.

De certo modo os mitos sempre foram necessários, para compreensão de suas origens, origem do mundo, e além de seu caráter religioso tinham a função de explicar o incompreensível. Os mitos não existiram sem a realidade, afinal os mesmos sem baseiam nos fatos reais.

A mitologia era usada como forma de explicar o mundo, fatos da natureza, compreender o mundo. Os deuses tinham uma figura importante, que por mais parecidos que fossem aos humanos, eram superiores a eles. Na inteligencia, poder, imortalidade e entre muitos benefícios.

A politica e a organização tinham ligação direta com o mito, supondo que se alguem deixasse de ir a um culto, adorar a determinado Deus, ele não se vingaria apenas do individuo, mas sim a toda comunidade, porem também existiam os casos particulares como roubar, matar, dentre outros, na qual diziam que os deuses se vingariam particularmente pelo ato errado. De certa forma o mito serviu para organização de toda uma sociedade e ensinou ao povo o espirito de coletividade e organização.

De tal forma a mitologia contribuiu de maneira grandiosa com a organização de todo um povo, nos seus atos, nas formas de agir e de pensar, construindo uma cultura, construindo uma civilização.

Em nossa sociedade nos dias atuais o mito é divulgado e apresentado através da mídia. Nos Estados Unidos por exemplo, muitas historias em quadrinhos, desenhos animados estão relacionados a personagens míticos ou folclóricos.

Uma outra forma de demonstração do mito na sociedade, podem ser percebidos através da obsessão pelo sucesso, pois as pessoas projetam nos heróis míticos, o seu obscuro desejo de transcender a condição humana, dentre muitos outros fatores que podemos perceber como o mito ainda persiste na sociedade atual.


REFERENCIAS

BERNARDES, Rian Souza. Mito e pensamento entre os gregos. Disponível em: http://www.coladaweb.com/mitologia/mito-e-pensamento-entre-os-gregos

SELEPRIN, Maiquel José. O mito na sociedade atual. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/visit.php?cid=39&lid=4175.

6 comentários: